Sobre a Bibliografia Online
Nova edição atualizada
Os editores agradecem à FAPERJ pelo apoio obtido com bolsas de IC e TCT, além de um generoso auxílo de instalação que permitiu a migração deste projeto ao Brasil. Antes disto, SCAC-Scholarly Creative Activities Commitee e California State University em Long Beach ofereceram também apoio a este projeto de pesquisa durante os anos de 2005 à 2010.
Esta página começou como um projeto de verão na Stanford University, em 1999, sob a orientação do falecido Professor John Wirth e do Professor José Augusto Drummond. Apesar da versão original ter sido retirada do ar, atualmente a nova versão da Bibliografia encontra-se disponível online .
Versões mais antigas deste projeto foram desativadas, nos endereços http://www.stanford.edu/laeh e http://www.csulb.edu/LAEH
Graças às contribuições de vários colegas, a Bibliografia Online em História Ambiental da América Latina (BOHA) tem hoje mais de 1.500 referências, entre os artigos, livros, vídeos e páginas da internet em inglês, espanhol e português. Essas referências foram recolhidas a partir da bibliografia online da Forest History's Society (uma fonte absolutamente incrível), sugestões dos assinantes da H-ASEH e H-LATAM, dos coeditores John Wirth (in memorian) e José Augusto Drummond, além de pesquisas bibliográficas em revistas acadêmicas, como a American Historical Review e Environmental History Review, e de mais uma série de bancos de dados.
Incentivamos a todos, também, que participem da página oficial da SOLCHA, que sempre divulga novos projetos e notícias sobre história ambiental latinoamericana. Mantemos aqui, por outro lado, uma coleção de programas de cursos de história ambiental que pode ser compartilhada por todos - e que esperamos seja alimentada por todos.
Envie-nos um e-mail e teremos o maior prazer em adicionar suas sugestões, seus comentários e suas propostas ao site.
ZoteroApós várias buscas por mais um banco de dados pesquisável, começamos a utilizar o Zotero, um software que gerencia as referências, os dados bibliográficos e outros materiais (como PDFs) de forma gratuita. Este tem como principais características a integração com navegadores, a sincronização online, a criação de citações em texto, rodapés e bibliografias, além da conexão com os processadores de texto Microsoft Word, LibreOffice, OpenOffice.Org Writer e NeoOffice, tendo sido criado e produzido pelo Center for History and New Media, da George Mason University. Este programa permite também que importe-se citações do Endnote e do ProCite. O Zotero também esta conectado ao nosso projeto da Biblioteca John Wirth, sendo nossa base de dados para suas obras. Colocamos a disposição via web o nosso Banco de Dados e a Biblioteca John Wirth. O Zotero pode ajudar a construir seus planos de aula, a escrever os seus projetos de pesquisa e a aconselhar seus alunos.
|
PesquisarZotero tem um vetor de busca que permite fazer uma pesquisa por palavra-chave. Se você digitar "Brasil" na caixa de pesquisa, todas as referências com a palavra "Brasil" no título, local de publicação ou descrição aparecerão como resultado de busca. Isto é muito útil quando você está procurando por referências de um determinado local ou região geográfica. A maioria das referências também são indexados pelo o que chamamos de biorregiões: Andes, Amazônia, Cone Sul, Caribe, e etc. AbrangênciaAdotamos uma definição bem ampla para a história ambiental. Incluímos algumas (mas não muitas!) obras clássicas de Alfred Crosby, Carl Sauer, Sérgio Buarque de Holanda, Celso Furtado, entre outros. No entanto, estamos nos concentrando em obras recentes (dos últimos 20 anos), não tão facilmente encontradas em bibliografias tradicionais. Incluímos pequenas resenhas de livros e filmes, quando disponíveis. Em alguns casos, há um link para os comentários e resenhas do H-Net.
|
|
|